top of page

You don't run, not when you're with us...

You stand your ground and fight!

Um Ultra não tem nome, apenas bons amigos o conhecem. Um Ultra não tem cara, na maioria das vezes é um capuz a cobrir a cabeça e um cachecol a cobrir a boca. Um Ultra não se veste como as outras pessoas, nem segue tendências e novidades da moda. Quando anda pelas ruas, mesmo que não tenha um logo do seu clube ou Grupo Ultra, ele é reconhecido. Ultra engloba um mundo de todo o tipo de apoiantes de futebol: fanáticos, casuais, hooligans, cada um à sua maneira são Ultras. Um Ultra ataca se for atacado, e ajuda quando precisam dele, eles não deixam de ser Ultras quando retiram o cachecol e regressam a casa, eles batalham 7 dias por semana.



 

Um Ultra experiente carrega um exemplo para a juventude, os jovens têm respeito pelo Ultra mais velho. Um "novos" Ultras têm orgulho quando andam ao lado de alguém com mais experiência, eles aprendem com as críticas dos Ultras mais velhos, eles ficam embaraçados quando apertam a mão de um Ultra Velha Guarda. Quando pessoas normais olham para um Ultra, não o compreendem, mas ele não quer ser compreendido, nem tem que explicar o porquê de ser assim. Todos os Ultras são diferentes, há aqueles que usam logos dos Grupo Ultra ou do seu clube, e outros que nunca os usaram na vida. Há aqueles que viajam com o seu Grupo e há aqueles que vão individualmente e são o seu próprio Grupo.



Todos os Ultras são diferentes, mas o que os unem é a paixão pelo clube, a sua persistência para estar 90 minutos de pé esteja chuva ou frio, são unidos pelo calor de cantar a uma só voz, unidos quando estão "movidos" pela cerveja num comboio que os leva para um jogo fora, unidos pelo meio da cidade no meio de uma multidão estrangeira, unidos por uma sande que é partilhada por quatro após várias horas de fome, unidos por um cigarro partilhado, unidos por um olhar, um ideal, por uma Mentalidade única.



 

Todas as coisas que nos unem, ao mesmo tempo distancia-nos do resto do Mundo: de pais preocupados, de primos estupefactos, de colegas de escola ou trabalho assustados, e de directores de escola ou patrões intoleráveis. Ultras não é vandalismo ou violência sem razão, é uma persistente defesa de um modo de vida, que agora caiu em desgraça devido aos problemas sociais, devido à estupidez das televisões, devido a discotecas que atraem cada vez mais a juventude, mas acima de tudo é devido à INJUSTIFICÁVEL REPRESSÃO (pela polícia e federações)



Ser Ultra é tudo isto e muito mais, emoções e paixão que não se consegue explicar por palavras às pessoas que não desejam entender-nos, e que preferiam simplesmente virar a cabeça e continuar a viver atrás de um vidro, pessoas que nunca teriam coragem de partir esse pedaço de vidro e entrar ... no nosso mundo!



in Mentalitá Ultras Portugal (https://www.facebook.com/mentalitaultrasportugal)

Colectivo Curva Norte

-
00:00 / 00:00
bottom of page