top of page

Segue as estrelas...

 

Alfa Draconis, Thuban ou, muito simplesmente, Dragão. Da estrela dominante da constelação com o mesmo nome, que envolve o firmamento de uma notável colecção de troféus, derivam o conceito e o símbolo do Museu Futebol Clube do Porto by BMG. O astro, obviamente azul, recebe o visitante à entrada e acompanha-o ao longo de todo o percurso, mantendo intacta a capacidade orientadora que fez dele estrela Polar nos tempos de pirâmides e faraós. 

4800 anos depois, a constelação do Dragão conquistou a tripla função de evocar episódios históricos absolutamente libertadores para o clube que inspira, de concentrar numa imagem todas as estrelas que vestiram a camisola azul e branca e de servir de referência e guia para novas vitórias. No Estádio do Dragão, o Museu Futebol Clube do Porto by BMG atribui à constelação do Dragão o lugar que lhe pertence por direito, reservando-lhe o tecto celeste que domina e ilumina uma colecção particular invejável. No género, nada se lhe compara em Portugal, distinguindo-se, inclusive, como a mais vasta exposição de troféus oficiais e aquela que concentra maior número de exclusivos. 

Só aqui podem ser admiradas obras mundialmente aclamadas e desejadas, como a Taça Intercontinental, a versão dos tempos modernos da Taça dos Campeões Europeus, a Taça UEFA ou a Supertaça Europeia. E ainda três exemplares do mais recente troféu de Campeão Nacional ou a novíssima Supertaça de Portugal. 

Das origens à eternidade, a viagem pelo Museu toca três séculos e faz-se para lá do tempo e do espaço, numa dimensão emocional garantida por episódios ímpares de uma história realmente única. Da saga da afirmação a vitórias em ambiente de desigualdade, ou do fundador ao presidente mais titulado do futebol mundial, são frequentes os episódios de superação. Para os conhecer a todos, basta seguir as estrelas.

 

By FCPorto (www.fcporto.pt)

 

 

 

 

Colectivo Curva Norte

-
00:00 / 00:00
bottom of page